terça-feira, 26 de novembro de 2013

Hora de uma curiosidade criativa

A resposta mais criativa
Busquei essa resposta com o pai-pombo, que é inquilino do meu telhado. Ele me explicou que os pombos proíbem os filhotes de sair de casa por causa da onda de violência das cidades – é muito sequestro-relâmpago e bala perdida! Perguntei ao pai-pombo como a filharada fazia para matar a curiosidade de conhecer o mundo lá fora. Ele disse que hoje em dia, com a internet, ninguém precisa mais sair de casa para ficar por dentro do que acontece. Peraí, internet? Será que é por isso que meu teclado vive cheio de caca de pombo?
(Ademir da Costa – São Paulo, SP)
A resposta mais correta
Nas grandes cidades, os filhotes de pombos não são vistos com frequência porque os recém-nascidos ficam em seus ninhos por mais ou menos um mês. Nesse período, ele são bem vulneráveis e precisam ser alimentados pela mãe. Além disso, essas aves constroem seus ninhos em locais altos, como prédios, torres de igrejas, forros de casas e beirais de janelas. Como esses lugares geralmente são escondidos e de difícil acesso, é raro encontrarmos no nosso dia a dia algum ninho de pombos com filhotes.
(Carlos Eduardo Pires – Mauá, SP)

[…] O biólogo Martin Sander, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), dá outras pistas: “Ao contrário dos pintinhos da galinha, que saem do ninho assim que chegam ao mundo, os filhotes de pombo nascem sem penas e precisam de cuidados intensivos de cerca de 50 dias. Depois dessa fase, com um tamanho bem próximo do de um pombo adulto, os jovens ganham as ruas e se misturam com os mais velhos. Para quem observa tantas aves juntas, é difícil distinguir um pombo novo de um idoso”.
(Mundo Estranho, nº 27.)

Achei essa curiosidade em um site que havia achado essa curiosidade na revista mundo estranho . 
http://fique-sabendo2.blogspot.com.br/2012/11/por-que-ninguem-ve-os-filhotes-de-pombo.html
Apesar de termos posto os nomes dos autores , o blog não tem intenção de fazer nada de ruim ou proibido os expondo aqui . Estamos apenas dando os créditos aos autores .

Nenhum comentário: