quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Hora de uma curiosidade criativa

Você sabia que o método de fritar produtos no óleo está na história desde a antiga civilização romana? É o que eles chamavam de “Globi/globuli” . Eles usavam pequenas bolas de massa onde o queijo era acrescentado antes de cozinhá-las no óleo ou na banha derretida. Após fritá-las, essas bolas eram mergulhadas completamente no mel e salpicado com sementes de papoula.

Na Europa durante a Idade Média eles tinham os “Krapfens”, que era algo semelhante aos donuts de hoje. Eles eram dobrados como a letra “S”. No começo do século 18 começaram a usar a mesma receita e vários tipos de frutas como recheio, assim como hoje.
Muitos países possuem sua própria versão de donuts: Os Krapfens austríacos, Beignet franceses, Churros espanhóis, Berliner alemães, Youtiao chineses, Bomboloni italianos, Olliebollen holandeses, Donutsamericanos e muito mais. Os russos amam seus donuts tradicionais também. Só que eles os chamam de “pishka”. Eles são fritados em muita manteiga, polvilhado com açúcar em pó e comido quente. O pishka é uma bola torrada em grande quantidade de azeite de oliva ou óleo de girassol. Os russos não resistem ao pishka.
Berliner [Pfannkuchen] é totalmente diferente, um membro europeu do mundo dos donuts. E é feito com um doce fermento de massa. Em termos de formatos eles podem ser oblongos ou redondos. Alguns os fazem super frito, com os dois lados dourados e constantemente com diferentes tipos de recheios.

Geléia de morango ou de ameixa é o recheio tradicional do Berliner alemão. Na França e Suábia uma pasta de frutos de roseira é usada, enquanto geléia de damasco é normal na Áustria, no sul do Tirol e na Bavaria. Melaço é colocado por alemães no topo do Berliner. Os alemães especialmente no leste amam explorar diversas variedades de donuts.

Os Donuts têm um lugar de orgulho na culinária polonesa especialmente próxima ao Ano Novo. Eles são conhecidos como “paczek”. O período para frituras é do Natal até a Epifania, conhecida como carnaval. A geléia feita de cerejas e pétalas de rosas é o recheio tradicional.

Donuts americano em forma de anel é fritado em óleo e se tornam dourados. Donuts no Canadá e na América são feitos com recheios diferentes como cremes protéicos, manteiga e geléias de frutas. Açúcar em pó ou cobertura é posta nos Donuts junto com coco ou nozes.

Texto de :
http://portalevolution.org/curiosidades/os-maravilhosos-donuts  

Nenhum comentário: