quarta-feira, 16 de abril de 2014

Hora de uma curiosidade criativa

imagem de - http://videogamewriters.com/wp-content/uploads/2012/02/icon-hashtag.png 



Cerquilhaantífen, diese ou cardinal (símbolo: #) é o sinal conhecido universalmente como sendo "símbolo de número", ainda mais usado com esse sentido na língua inglesa, principalmente em formulários técnicos. O número do ICQ, por exemplo, é conhecido como ICQ# (lê-se ICQ number, termo em inglês). Não confundir com sustenido ♯ - unicode 266F.
O nome oficial do símbolo é Octothorpe. Foi criado na década de 1960 por Don Macpherson, um supervisor da Bell Labs, para acesso a serviços de dados. A junção da palavraOcto (referente aos oito espaços em branco que cercam o quadrado central da figura, ou ainda, às extremidades das retas que se cruzam) com o nome de Jim Thorpe resultaram no nome oficial.1
No Brasil, o símbolo é popularmente chamado "jogo-da-velha" ou "lasanha" ou "tralha", sendo ainda conhecido em Portugal como "jogo-do-galo". Em espanhol é chamado"almohadilla" (literalmente, "almofadinha") e em inglês é conhecido por "number sign""hash" (EUA) ou "pound sign" (demais países).

Uso da cerquilha

Também chamado de cerquinha.
Em caractere ASCII, a cerquilha é representada pelo símbolo "#", de valor decimal 35.
Em artes gráficas, é usado em revisão de provas para indicar a necessidade de separar palavras que, por erro de composição, se encontram justaposição.
É também utilizado em algumas linguagens de programação como operador de divisão, como sinal de comentário ou com outro significado no código-fonte, como por exemplo noMumps, em linguagem C++, C# etc.
É ainda comumente utilizado por computadores para indicar o xeque-mate na transcrição de lances de um jogo de xadrez.
Também é utilizado para indicar uma hashtag na rede social Twitter, no Instagram e também liberado ao Facebook em 12 de junho de 2013.

texto de - http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerquilha 
  • Tags são palavras-chave (relevantes) ou termos associados a uma informação, tópico ou discussão que se deseja indexar de forma explícita no aplicativo Twitter, e também adicionado ao Facebook Google Plus e/ou Instagram.

Hashtags são compostos pela palavra-chave do assunto antecedida pelo símbolo cerquilha (#). As hashtags viram hiperlinks dentro da rede, indexáveis pelos mecanismos de busca. Sendo assim, outros usuários podem clicar nas hashtags ou buscá-las em mecanismos como o Google, para ter acesso a todos que participaram da discussão. As hashtags mais usadas no Twitter ficam agrupadas no menu Trending Topics, encontrado na barra lateral do microblog.
O caractere # em si não se chama 'hashtag', embora muitas pessoas, erroneamente, façam essa associação.

Como usar

Hashtags devem ser usados como indexadores, facilitando buscas futuras por outros usuários. Muitos, no entanto, confundem a criação de um "tema" com destacar individualmente cada elemento do texto ou da foto, usando um grande número de hashtags. O uso excessivo de hashtags dificulta a leitura da mensagem, proporcionando uma qualidade negativa ao seu conteúdo, podendo até desestimular os seguidores.

texto de - http://pt.wikipedia.org/wiki/Hashtag

Nenhum comentário: