quarta-feira, 28 de maio de 2014

Hora de uma curiosidade criativa

Vidro ! Quem nunca meteu o nariz pensando estar indo em direção a liberdade , pode esperar porque vai acontecer com você ... ( Brurrarra - minha risada malvada e recalcada é desse jeito kkkk)

Os vidros estão massivamente presentes em nosso cotidiano, seja por meio de embalagens, nas esquadrias e fechamentos de nossas casas, na arte. No nosso campo de atuação, ou seja, na construção civil, inúmeras são as suas aplicações: podem garantir mais luminosidade, transparência, segurança, acabamento e decoração. São encontrados no mercado em diversos formatos, composições, tipos e sob as maisvariadas formas de produtos, contudo, sua escolha deve ser criteriosa. Na escolha deve-se observar e relacionar os mais diversos pontos como, por exemplo, tipo, funcionamento, dimensões, especificações do fabricante e aplicação a qual se destina, atentando-se sempre às normas técnicas correlatadas e se o fabricante possui certificações da ISO.
DESCOBERTA DO VIDRO
Os povos que disputam a primazia da invenção do vidro são os egípcios e os fenícios.  Segundo a Enciclopédia Trópico:
“Os fenícios contam que ao voltarem à pátria, do Egito, pararam às margens do Rio Belus, e pousaram sacos que traziam às costas, que estavam cheios de natrão (carbonato de sódio natural, que eles usavam para tingir lã). Acenderam o fogo com lenha, e empregaram os pedaços mais grossos de natrão para neles apoiar os vasos onde deviam cozer animais caçados. Comeram e deitaram-se, adormeceram e deixaram o fogo aceso. Quando acordaram, em lugar das pedras de natrão encontraram blocos brilhantes e transparentes, que pareciam enormes pedras preciosas. Um deles, o sábio Zelu, chefe da caravana, percebeu que sob os blocos de natrão, a areia também desaparecera. Os fogos foram reacesos, e durante a tarde, uma esteira de liquido rubro e fumegante escorreu das cinzas. Antes que a areia incandescente se solidificasse, Zelu plasmou, com uma faca aquele líquido e com ele formou uma empola tão maravilhosa que arrancou gritos de espanto dos mercadores fenícios. O vidro estava descoberto.”
Esta é uma versão um tanto lendária. Mas, notícias mais verossímeis, relatam que o vidro surgiu pelo menos 3500 anos A.C.. Julga-se entretanto que os egípcios começaram a soprar o vidro em 1.400 A. C., dedicando-se, acima de tudo, a produção de pequenos objetos artísticos e decorativos, muitas vezes eram confundidos com belas pedras preciosas. Sua decomposição é de 4000 anos. A cada 1000 kg de vidro leva-se 1300 kg de areia.
VIDRO NO BRASIL
No Brasil, a primeira oficina de vidro foi montada por quatro artesão, queacompanhavam o príncipe Mauricio de Nassau, no período das invasões holandesas entre1924 e 1935, em Olinda e Recife. A oficina que fabricava copos, jarras, frascos e vidros para janelas, não teve vida longa, pois foi fechada com a saída dos holandeses das terras brasileiras.
Em 1810, o vidro voltou a fazer parte da economia do Brasil, quando o português Francisco Inácio de Siqueira Nobre recebeu autorização do Regente D. João para instalar uma fabrica de vidros em Salvador, BA, que produziria vidros lisos, frascos, garrafões e garrafas.Mas a fabrica não teria tido vida longa, fechando em 1825, atingida pelos conflitos ecombates da Independência, muito acesos na Bahia. Pouco tempo depois, é fundada pelo italiano Folco, a Fábrica Nacional de Vidros SãoRoque, no Rio de Janeiro, onde 40 operários italianos e brasileiros operavam fornos à candinhos alem dos processos manuais.
Já em 1861, foi realizada pelo governo imperial no Rio de Janeiro a “1ª Exposição Nacional de Produtos Naturais e Industriais” para mostrar aos estrangeiros a variedade de produtos fabricados pela industria vidreira brasileira. A Fabrica Vidros e Cristais do Brasil, também no Rio de Janeiro, foi fundada em 1882 por Francisco Antonio Esberard, e utilizava cinco fornos entre grandes e pequenos, maquina avapor e elétrica, para fabricar vidros de embalagem e vidros planos.
PROCESSO DE FABRICAÇÃO:
1 – Forno de fusão:
A mistura de areia com os demais componentes do vidro édirigida até o forno de fusão através de correias transportadoras. Com a temperatura de até 1600ºC, a composição é fundida, afinada e condicionada termicamente, transformando-senuma massa homogênea.

2 – Banho float:

A massa é derramada em um banho de piscina de estanho líquido, em um processo chamado “Float Bath” (Banho Float). Devido à diferença de densidade entreos materias, o vidro flutua sobre o estanho, ocorrendo um paralelismo entre as duassuperfícies. Essa é a condição para que a qualidade óptica superior do vidro float seja atingida. A partir desse ponto é determinada a espessura do vidro, através da velocidade da linha. Quanto maior a velocidade, menor a espessura resultante.
3 -Galeria de Recozimento:Em seguida a folha de vidro entra na galeria de recozimento, onde será resfriada controladamente até aproximadamente 120ºC e, então, preparada para o recorte.
4 – Inspeção Automática:
Antes de ser recortada, a folha de vidro é inspecionada por um equipamento chamado “scanner”, que utiliza um feixe de raio laser para identificar eventuais falhas no produto. Caso haja algum defeito decorrente da produção do vidro, eleserá refugado e posteriormente reciclado.
5, 6 e 7 – Recorte, empilhamento e armazenagens:
O recorte é realizado em processo automático e em dimensões pré-programadas. As chapas de vidro são empilhadas automaticamente em pacotes prontos para serem expedidos ou armazenados.

infografico historia do vidro História e curiosidades sobre o Vidro

texto de - http://www.atlanticbox.com.br/site/historia-e-curiosidades-sobre-o-vidro/   imagem de - http://www.atlanticbox.com.br/site/wp-content/uploads/2012/08/infografico_historia_do_vidro.jpg
Um dia diferentemente criativo para todos !

Nenhum comentário: