quarta-feira, 9 de julho de 2014

Hora de uma curiosidade criativa

O papelão ondulado é um tipo de papelão que foi criado e patenteado pela primeira vez no ano de 1856, segundo a Wikipedia. Desde então, ele veio sofrendo diversas mudanças em sua forma e modo de fabricação até se tornar o papelão ondulado que temos hoje em dia.
O papelão ondulado é um composto de papel de fibras de celulose que pode ser virgem ou reciclado. O papelão ondulado é divido em três partes:
Capa Externa ou Forro Externo: esta parte é composta por um papelão fino que tem intenção de revestir e proteger a caixa de papelão e a parte interna, o Miolo;
Miolo ou Papel Corrugado: esta parte é onde está “escondido” todo o segredo do papelão ondulado. O miolo é composto de papel ondulado, onde espaços abertos com ar são propositalmente colocados para aumentar a resistência do produto.
Capa Interna ou Forro Interno: esta parte é muito similar à capa externa, sendo utilizada como forração para o miolo de papel corrugado central.
Esta engenharia criada de capa externa, miolo corrugado e capa interna é o que faz com que o papelão ondulado possa suportar pesos e não furar facilmente.

Tipos de Papelão Ondulado

O papelão ondulado pode ser encontrado em diversos modelos, desde a variação na quantidade de paredes, até a variação na quantidade de ondas que o miolo possui. Estas variações influenciam na quantidade de peso que poderá ser transportado, por exemplo, em uma caixa de papelão.
A respeito da quantidade de paredes, um papelão ondulado pode ter:
Face Simples: papelão ondulado formado por uma capa externa e um miolo.
Parede Simples: papelão ondulado formado por uma capa externa, um miolo e uma capa interna.
Parede Dupla: papelão ondulado formado por uma capa externa, uma divisória de miolo interna, dois miolos e uma capa interna.
Parede Tripla: papelão ondulado formado por uma capa externa, duas divisórias de miolo internas, três miolos e uma capa interna.
Múltiplas Paredes: papelão ondulado composto por uma capa externa, diversas divisórias de miolo, diversos miolos e uma capa interna.

Onde utilizo o Papelão Ondulado?

Além de fazer parte de uma boa parte das embalagens de papelão que são produzidas, o papelão ondulado também pode ser utilizado como: divisória, proteção de objetos, forração em reformas e pinturas, auxiliar no transporte de mudanças, cenários, etc.
Fontes: Abre e Wikipedia.

texto retirado de - http://www.caixadepapelaodeise.com.br/blog/curiosidades/o-que-e-papelao-ondulado/ 
 
imagem de - http://www.pensamentoverde.com.br/wp-content/uploads/2014/06/img112.jpg

Nenhum comentário: