quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Hora de uma curiosidade criativa


Alguma vez, ao sair do banho e pegar aquela toalha novinha, já se perguntou: por que toalha nova não enxuga? O curioso é que, quanto mais velha, melhor elas ficam para absorver a água.

As toalhas passam por um processo químico durante a fabricação, os produtos adicionados, como o amaciante industrial, por exemplo, conferem-lhes uma maciez e textura, aspectos característicos de toalhas novas. Como esses produtos são fortes, eles se fixam fortemente no tecido, e o resultado você já sabe: toalhas escorregadias e pouco absorventes.

Com as repetidas lavagens ao longo do tempo de uso, os produtos acabam se soltando das toalhas, o que as torna excelentes para enxugar.

Mas por que o amaciante que usamos em casa não torna as toalhas impermeáveis? Os produtos comuns são menos concentrados e não prejudicam a absorção do tecido.

Agora você já sabe, para que as toalhas fiquem felpudas é preciso todo um preparo industrial. Mas se você quer se enxugar bem usando uma toalha de primeira mão, temos a solução! Compre produtos feitos com material de maciez natural, como a fibra de bambu, por exemplo, que não necessita de tratamento químico prévio para se tornar macia.

Por Líria Alves
Graduada em Química

texto de - http://www.brasilescola.com/quimica/toalha-nova-enxuga.htm
 imagem de - http://3.bp.blogspot.com/-EwM7bsQpNQc/Td1Oy9FIoSI/AAAAAAAAASQ/CYH-JizoUoA/s1600/toalha%2527s%2Bday.jpg

Nenhum comentário: