quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Hora de uma curiosidade criativa

Não é preciso se aprofundar muito no universo coreano para perceber que eles contam a idade de maneira diferente da nossa, certo? Será que é só acrescentar um ano a mais, em todos os casos? Saiba mais sobre isso e aprenda o jeito certo de calcular sua idade coreana nesse post.

Idade é muito importante para os coreanos. Na Coreia, a idade parcialmente determina o status e molda a forma como eles interagem uns com os outros (falaremos mais sobre isso num futuro post). 

Para entender melhor, existem duas regras simples e básicas quando o assunto é a idade coreana:
1) Todo mundo, no momento do nascimento, já tem um ano de idade.
2) No Ano Novo, todo mundo fica um ano mais velho (pode ser no ano novo solar ou no lunar, dependendo de qual a pessoa celebra).

Tendo isso em mente, fica muito mais fácil. Então, por exemplo, um bebê que nasceu no dia 31 de dezembro já vai ter dois anos no dia seguinte, 1º de janeiro. Ou seja, não importa o dia em que você nasceu, durante aquele ano, você vai ter um ano de idade e a partir do ano novo vai ter dois anos. E assim sucessivamente. Portanto, dependendo da época do ano do seu nascimento, sua idade coreana vai ser 1 ou 2 anos a mais do que sua idade pela conta ocidental.

Mas, ao contrário do que costumamos pensar, os coreanos também usam o sistema de idade comum, que é usado por quase todo o mundo. Eles geralmente distinguem o sistema oriental do ocidental acrescentando 만 ("man" -"total/completo") na frente da idade. Assim, por exemplo, um coreano diria que tem 46 sal (anos de idade), mas tem만45 sal (anos completos). O sistema ocidental, também chamado de idade oficial, é usado para propósitos legais, como em alguns tipos de documentos oficiais e etc. Mas é raramente usada no dia a dia. A maioridade na Coreia, por exemplo, é a partir dos 19 anos com base na idade oficial e não na social (sistema coreano).

O sistema de idade coreano não é muito usado para os bebês com menos de dois ou três anos de idade. Eles costumam dar a idade por meses, como os pais brasileiros fariam. O que, com certeza, é menos traumatizante para uma criança que nasceu no dia 31 de dezembro e já tem dois anos no dia seguinte.

Para determinar corretamente sua idade coreana, basta seguir essa fórmula simples:
(Ano atual - Ano de nascimento) + 1 = Idade coreana

Exemplos:
(2013 - 1990) + 1 = 24
(2013 - 1986) + 1 = 28

Lembrando que não importa o mês que você nasceu; a idade coreana é calculada pelo ano e não pelo mês.

Qual é sua idade coreana?

Texto: Nikki
Fontes: Seoulistc; Ask A Korean; Emagasia; Busy Atom

Texto de : http://purplelinefics.blogspot.com.br/2013/01/curiosidade-5-qual-e-sua-idade-coreana.html?m=1

Nenhum comentário: