terça-feira, 19 de maio de 2015

Hora de uma curiosidade criativa


Para começar, uma curiosidade: você sabia que o arroz é uma planta da família das gramíneas (capins, gramas)?
Aliás, você sabia também que as gramíneas são plantas da família Poaceae, da qual fazem parte o trigo, a cevada, o centeio e a aveia?
O arroz é o terceiro alimento mais cultivado do mundo, atrás apenas do trigo e do milho.
O arroz é originário do Japão, onde é cultivado há milênios. Acredita-se que o seu cultivo tenha começado há aproximadamente 7 000 anos.
A humanidade consome aproximadamente 600 milhões de toneladas de arroz por ano. Mais de 80% desse consumo ocorre na Ásia.
Os cinco maiores produtores mundiais de arroz são, por ordem: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã.
O maior produtor brasileiro de arroz é o estado do Rio Grande do Sul. As cidades com maior participação na produção nacional são Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santa Vitória do Palmar.
O arroz europeu foi introduzido no país no século XVI, nos primórdios do Brasil Colônia, vindo provavelmente de Cabo Verde.
Em alguns países do Sudeste asiático, os agricultores comparam os grãos do arroz a grãos de ouro.
No Japão, até o século XIX, era comum as pessoas pagarem impostos com arroz.
Numa das principais festas da Malásia, o povo reverencia o deus Konoingan que, segunda a lenda, teria sacrificado sua única filha para que ela se transformasse em um alimento. Qual alimento? O arroz.
Ainda hoje, em alguns lugares remotos da China, as pessoas mantém o hábito de oferecer tigelas de arroz cozido aos recém-falecidos para que eles possam se alimentar em sua viagem para o além.
Muitos camponeses do Vietnã fazem questão de ser sepultados em seus arrozais. Ao contrário do que ocorre no Brasil, os enterros vietnamitas são festas com cantos, danças e distribuição de arroz.
Ao contrário dos vietnamitas, os hani do sul do Japão preferem manter o silêncio nos arrozais. Eles acreditam que os espíritos se assustam facilmente com o barulho e fogem dos campos, tornando a terra infértil.
O hábito de jogar arroz nos noivos foi importado da China. Conta-se que um poderoso mandarim fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma chuva de arroz, considerado simbolo de fartura pelos chineses. A tradição se arraigou e, com o tempo, acabou se espalhando pelo mundo.
Na Tailândia, a palavra refeição significa “comer arroz”. Aliás, o costume de comer arroz é tão arraigado entre os povos orientais que quando um vietnamita encontra um amigo com o filho pequeno e deseja saber como vai a criança, pergunta: “Quantas tigelas de arroz ele comeu hoje?”.
Os árabes acreditam que o arroz surgiu de uma gota de suor do profeta Maomé.
Tal como outros povos do oriente, os japoneses comem arroz no café da manhã, no almoço e no jantar. Eles preparam até doces de arroz, como o moti doce. O saquê, uma das bebidas preferidas dos japoneses, também é à base de arroz.
Qual o melhor tipo de arroz? É o integral, que contém maior quantidade de sais minerais, vitaminas e fibras (excelentes para o funcionamento do intestino).
Existem mais de 140 000 variedades de arroz. O preferido dos brasileiros é o arroz do tipo agulhinha, que é muito solto. Os japoneses, por sua vez, preferem o gohan, um arroz mais pastoso e grudento.

Texto de -http://www.maiscuriosidade.com.br/20-coisas-que-voce-nao-sabia-sobre-o-arroz/ 

UM DIA DIFERENTEMENTE CRIATIVO A TODOS !

Nenhum comentário: