quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Hora de uma curiosidade criativa


Há pouco tamanho descobri tal façanha que me deixou muito intrigado . Vi que o nome do nosso antigo rei  Dom Pedro I era gigantesco . vejam :
Pedro de Alcântara Francisco António
João Carlos Xavier de Paula Miguel
Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e
Bourbon. É de fato esse nome deve
 ter dado muita dor de cabeça para
 a pessoa que trabalhava no cartório ... 

informações sobre o nome -
http://pt.m.wikipedia.org/
wiki/Pedro_I_do_Brasil

Agora um fato interessante sobre o surgimento dos sobrenomes :
Há quem diga que nosso nome é a melodia mais harmoniosa para nossos ouvidos, contudo é bem comum você andar no meio de uma multidão e ouvir seu nome ser chamado por uma pessoa que você nunca viu, e ao mesmo tempo algumas pessoas olham para traz, todas com o mesmo nome. Isso seria uma confusão se não houvesse “sobrenomes” para nos identificar e evitar alguns danos, já pensou você pagando uma conta de outra pessoa só por que ela tem seu mesmo nome? com medo disso algumas pessoas até exageram como foi o caso de D. Pedro II , seu nome era: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon

Mas você já se perguntou como surgiu o sobrenome? Até o século XII os pais colocavam nos filhos apenas o primeiro nome. Alguns elementos contribuíram para a origem do sobrenome.

Em muitos casos, vemos que um sobrenome poderia ser originado através de questões de natureza geográfica. Nesse caso, o “João da Rocha” teve o seu nome criado pelo fato de morar em uma região cheia de pedregulhos ou morar próximo de um grande rochedo. Na medida em que o sujeito era chamado pelos outros dessa forma, o sobrenome acabava servindo para que seus herdeiros fossem distinguidos por meio dessa situação, naturalmente construída.

Outros estudiosos do assunto também acreditam que alguns sobrenomes apareceram por conta da fama de um único sujeito. Sobrenomes como “Severo”, “Franco” ou “Ligeiro” foram criados a partir da fama de alguém que fizesse jus à qualidade relacionada a esses adjetivos. De forma semelhante, outros sobrenomes foram cunhados por conta da profissão seguida por uma mesma família. “Bookman” (livreiro) e “Schumacher” (sapateiro) são sobrenomes que ilustram bem esse tipo de situação.

Quando você não tinha fama por algo ou não se distinguia por uma razão qualquer, o seu sobrenome poderia ser muito bem criado pelo simples fato de ser filho de alguém. Na Europa, esse costume se tornou bastante comum e pode ser visto alguns sobrenomes como MacAlister (“filho de Alister”), Johansson (“filho de Johan”) ou Petersen (“filho de Peter”). No caso do português, esse mesmo hábito pode ser detectado em sobrenomes como Rodrigues (“filho de Rodrigo”) ou Fernandes (“filho de Fernando”).

Esses são os elementos que contribuíram para que você tivesse o sobrenome que carrega agora, talvez ele não combine muito com você, pois talvez você tenha o sobrenome Rodrigues e não é filho de nenhum Rodrigo, mas um dia teremos um nome perfeito dado por alguém perfeito, pois a bíblia nos fala que lá no céu teremos um novo nome, esse nome será “único” e nunca mais precisaremos de um sobrenome.


texto retirado de - http://www.impactocerebral.com/2011

/09/como-surgiu-o-sobrenome.html?m=1


Um dia diferentemente criativo pra vocês ! 

A todos os Silvas , Pereiras e sobrenomes

desse mundão !!! ( risadinha boba ) 


Um comentário:

Anônimo disse...

pereira tá aqui