quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Hora de uma curiosidade criativa

♦ Saturno orbita o Sol a cerca de 9,5 vezes a distância da Terra ao Sol e, por isso, recebe quase 100 vezes menos luz do que a Terra!


♦ Saturno envia ao espaço cerca de 2 vezes mais energia do que recebe do Sol. Isto significa que o planeta está gerando energia no seu interior. Acredita-se que um dos mecanismos que geram essa energia é um fenômeno astronômico em que o planeta se contrai lentamente liberando energia no processo.
♦ Saturno é o planeta do Sistema Solar com a menor densidade média (0,69 g/cm³). Para você ter uma ideia, a densidade da água é 1 g/cm³. Isto significa que se fosse possível colocar Saturno sobre uma enorme piscina, ele flutuaria! (Tudo o que é menos denso que a água, flutua na água.)

♦ É o planeta mais achatado do Sistema Solar. Imagine uma bola de praia e que você a pressione na parte de cima e de baixo ao mesmo tempo. Você veria um achatamento perceptível, não é? Em Saturno, a diferença entre o diâmetro do seu equador e dos seus pólos é de 10%.


Créditos: NASA/Cassini
♦ Saturno não é o único planeta do Sistema Solar que possui anéis, embora tenha os mais perceptíveis. Os anéis de Saturno (saiba mais sobre os anéis clicando aqui) são constituídos por bilhões de partículas de gelo de água suja com tamanhos que vão desde minúsculos grãos de poeira até vários metros. Esse material gira em conjunto ao redor do planeta, vistos de longe aparentam ser rígidos como aqueles discos de vinil antigos. Alguém lembra desses discos de vinil?

♦ O tom claro da atmosfera de Saturno é devido às nuvens de amônia congelada. Algumas regiões de tom marrom podem ser nuvens de hidrosulfeto de amônia. As nuvens também contém alguns corantes encontrados em Júpiter (fosfina e propano).

Iapetus, uma das luas mais estranhas
de Saturno. Crédito: NASA
♦ Foram descobertas 62 luas orbitando Saturno, porém apenas 53 delas foram oficialmente nomeadas. Muitas dessas luas são pequenas (cerca de alguns poucos quilômetros de diâmetro), o que dificulta encontrá-las e descobrir outras mais.

♦ Saturno, assim como Júpiter, possui tempestades gigantescas que podem durar vários anos. Esse fenômeno é característica dos planetas gasosos devido aos fortes ventos atmosféricos com velocidades muito grandes.

♦ Um ano em Saturno equivale a quase 30 anos na Terra. Podemos dizer que quando alguém completa 30 anos de idade na Terra, em Saturno completa apenas 1 aninho! Não há nada de especial nisso.

Essa diferença de idade se dá porque um ano na Terra é basicamente 365 dias (cada dia com 24 horas) e é o tempo que a Terra gasta para dar uma volta completa ao redor do Sol. Mas Saturno, por orbitar o Sol bem mais distante do que nós, leva quase 11 mil dias para dar uma volta completa ao redor do Sol. Isto equivale a cerca de 30 anos terrestres.

Titã com sua densa atmosfera; atrás
a lua Tethys, outra lua de Saturno.
Crédito: NASA
♦ A maior lua de Saturno, chamada Titã, é grande e fria. Esta é a única lua do Sistema Solar com uma atmosfera densa. 

Titã é considerado o segundo maior satélite natural do Sistema Solar. Seu diâmetro é de um pouco mais de 5.000 km. Ele é tão grande que é maior que a nossa Lua e maior que o planeta Mercúrio.
 
 
 
 
 
 
texto retirado de -  http://www.astronomiasingular.com/2013/03/10-curiosidades-sobre-saturno.html

Nenhum comentário: