terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Hora de uma curiosidade criativa

Curiosidades do Mundo da Dança!

Que dançar é uma arte todos nós já sabemos, mas o interessante é conhecer um pouco mais desta paixão através de suas curiosidades e detalhes. Já ouviu em falar em gáspea? Sabia que existem tipos diferentes de dedos? Que todos têm arcos nos pés? Então, para apresentar alguns termos resolvemos ampliar seu conhecimento por esta arte.
Os dedos podem ter três tipos: gregos (A), egípcios (B) e quadrados (C). Isso mesmo! Você qual em qual definição os seus se encaixam? O grego é quando a pessoa possui o segundo dedo do pé maior do que o primeiro. Já os egípcios são aqueles em que os pés possuem o primeiro dedo maior do que todos os outros quatro, formando uma diagonal. Veja na imagem. Por fim, os de formato quadrado são mais largos e possuem menor mobilidade nesta região que os outros dois, além de os três primeiros dedos serem do mesmo tamanho. Parece complicado, mas não é!
Outra expressão é a gáspea. Um nome estranho para algo simples, ou seja, a gáspea é a parte frontal do calçado que cobre a área de cima do pé. Dependendo do tipo de pé da(o) bailarina(o), todos precisam de uma forma com contorno de cone ou de coluna (estreita, média ou larga) para definir a largura e o formato do box da sapatilha. Os pés gregos e egípcios se adéquam melhor aos formatos cônicos e os pés quadrados se sustentam com firmeza.
O que todos nós usamos são as palmilhas. Na sapatilha, contribuem à sustentação nas pontas e leveza dos movimentos. As palmilhas possuem um suporte maior nos primeiros 2/3 do pé. A última curiosidade que vamos comentar é quanto aos arcos dos pés que também têm três formatos: baixo, médio e grande. Os com arcos baixos (ou pés chatos) não são acompanhados de colo de pé natural, o que difere dos médios e altos.

texto de -  http://blog.mundodanca.com.br/2014/02/16/curiosidadesdomundodadanca/


1. A valsa foi o primeiro tipo de dança a ser praticado a dois. Inventada na Áustria, era uma forma de diversão da nobreza durantes ocasiões festivas. Na valsa, o casal percorre todo o salão em movimentos circulares.
2. O foxtrot leva esse nome por causa de seu criador, o ator Harry Fox. Criado em 1914 em Nova York, o estilo ficou famoso nos anos 30 e 40, com musicais da Broadway em que dançarinos como Fred Astaire e Ginger Rogers praticavam seus passos.
3. Criado em Cuba nos anos 50, o cha-cha-cha surgiu como alternativa para aqueles que não conseguiam dançar o mambo, já que é uma dança mais devagar.
4. A salsa é conhecida como "son" em seu país de origem, Cuba. A palavra é uma variação de "danzón", ritmo caribenho do século 19. O danzón originou três danças praticadas atualmente: o bolero, o mambo e a salsa. Salsa, em espanhol, significa "molho". Não à toa, os movimentos deste ritmo são bastante temperados: as pernas e quadris se movimentam rapidamente para os lados.
5. O danzón, por sua vez, surgiu a partir das danças praticadas por mestiços na América Colonial. O crédito pela criação é dado a Miguel Failde y Pérez.
6. Surgido nos anos 60, em salões da República Dominicana, o merengue é muito semelhante à salsa, porém mais devagar.
7. O mambo, também chamado de rumba no Brasil, começou a ser dançado no final da década de 30, em casas noturnas cubanas.
8. O carimbó é uma dança de roda ao ritmo do reco-reco, do pandeiro e do carimbó, um atabaque de cerca de um metro de comprimento, cavado num tronco. Nesta dança, uma bailarina se coloca no centro da roda e, com movimentos rápidos e trejeitos, procura encobrir o parceiro mais próximo com sua ampla saia. Se não consegue, cede lugar a outra. É típica da ilha de Marajó (Pará) e do Nordeste em geral.
9. A dança do ventre surgiu no Egito, cerca de 4 mil anos antes de Cristo. Inicialmente era uma dança sagrada, executada apenas por sacerdotisas em honra da Deusa Ísis. No entanto, quando o Egito foi invadido pelo povo árabe, a dança foi levada a outros países do Oriente, sofrendo modificações. O nome "Dança do ventre" foi inventado pelos franceses. Durante as invasões, Napoleão teve contato com essa expressão cultural e a levou para a França. Lá "Raks Sharki" foi rebatizada com o nome de "La danse du ventre", por causa dos movimentos realizados com a cintura. Em países mulçumanos, as danças não podem ser apresentadas em público, mas o ensino de mãe para filha é muito comum.
10. O tango, gênero musical tipicamente argentino, nasceu por volta de 1877 na cidade de Buenos Aires. Os negros libertos após a abolição da escravatura, promulgada no país em 1813, moravam em sua maioria no bairro de Montesserat, onde costumavam se reunir para tocar e dançar. Os locais em que aconteciam as festas eram chamados de "tangos". Há várias versões para a origem do nome. Alguns acreditam que a palavra venha de "tambor", amplamente usado nas músicas de inspiração africana. Outros afirmam que o termo é uma adaptação de Xangô, nome do deus da guerra na religião afro. Existe ainda um terceiro grupo que diz tratar-se de uma palavra de um dialeto cujo significado é "aproximar-se, tocar". Independentemente da polêmica, as batidas fortes dos tambores africanos seduziram os argentinos descendentes de espanhóis. O ritmo, então, ganhou toques da música europeia e assumiu a forma que tem hoje. A dança, por sua vez, foi considerada "luxuriante" e "indecente" durante muito tempo.

texto de - http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/4886/1/dancas.html

E quanto a saber dançar ... Bom , tem sempre alguém pior , eu garanto .
http://i.giflike.com/Xrl3vRE.gif

Nenhum comentário: